22.11.06

Educação


Educar é um processo constante na vida de cada ser humano. Educar é uma busca diária de aprimoramento para superar as deficiências que trazemos em nossa intimidade espiritual; é a busca compartilhada com cada criatura que caminha conosco nos palcos da existência universal.
A educação é a caminhada onde cada experiência é somada às anteriores para compor o Ser. São as experiências vivenciadas na família e na sociedade desenvolvendo; aprimorando o que já existe em nós, mas que ainda não é vivido plenamente.
Cada um é responsável por si, por aquele que caminha ao nosso lado, e juntos somos responsáveis pelo mundo que habitamos.
Na família existe um compromisso inalienável entre aqueles que a compõem. O compromisso da amizade, da sustentação espiritual infinitamente maior que a física, do apoio solidário para que juntos alcancemos patamares elevados de vivências ricas em crescimento moral e espiritual.
Porém, acreditando que somos todos irmãos,TODOS, sinto que somos responsáveis uns pelos outros independente dos laços consangüíneos. Cada criatura que compartilha conosco a existência humana e a espiritual, é merecedor de nossas atenções, ocupações e planejamentos para uma existência mais elaborada.
Ocupar-se com o aperfeiçoamento e consequentemente a educação do outro, aquele que não faz parte da nossa família, também é um dos propósitos de nossa existência; principalmente nos tempos atuais quando a vida tem nos convidado insistentemente a compartilharmos buscando aquisição de uma qualidade de vida para o futuro. E não penso isso de forma mística mas profundamente racional, objetivando uma vida plena sobre a Terra.
Compete a cada um refletir sobre o que fazer e como fazer, para se educar; lembrando que educação é a aquisição de novos e valiosos hábitos para uma renovação moral e espiritual. E consequentemente como colaborar com o processo educativo das demais criaturas que conosco habitam o planeta neste momento, lembrando que tudo o que pensarmos refletirá no grande todo do qual fazemos parte. É nisso que tenho acreditado e refletido ultimamente.


João Afonso é um amigo que hoje está morando bem longe de nós. Ele enviou um texto na 1ª postagem do blog e solicitou o meu comentário. Aí está ele Afonso.

Nenhum comentário: