6.11.06

Classificados do Universo

Classificados do Universo

Troco o trabalho infantil
Por aprender a ler, a escrever
E a conviver melhor no mundo.

Troco a violência infantil
Pela paz de todo o universo.

Troco bombas explosivas
Por ventos de amor e respeito.

Troco as tristezas da vida
Por chuvas de alegria e esperança.

Troco a pobreza
Pela emoção de uma vida melhor.
Procuro um anjo do bem
Para unir as pessoas
E guardar esses mundos.

3ª série – tarde - Escola Municipal “Enedina Prata”
Cataguases, MG, 2005.

Foi solicitado a todas as turmas da escola um trabalho sobre Paz. Como estávamos desenvolvendo o projeto “Poesias”, as crianças se encantaram com o livro “Classificados Poéticos de Roseana Murray e dentre outros criaram este poema.
Elas fizeram uma montagem semelhante a esta, ou seja, numa cartolina desenharam o sistema solar e ao lado o poema digitado. Tendo sido eleito o melhor trabalho, representou a escola numa exposição.
Vi neste trabalho uma característica própria das crianças que é a solidariedade. Souberam associar os assuntos em desenvolvimento na sala de aula com as realidades familiares e sociais de todos nós, ao tema proposto - Paz - e ampliaram seus anseios para além dos muros de suas realidades físicas, sociais, morais e espirituais.
Sinto que muitas das vezes falta à família e escola estimular o afloramento dessas características infantis não só na teoria dos projetos mas na vivência diária, para que no futuro na condição de jovens e adultos possam vivenciá-las na sociedade da qual fizerem parte, em qualquer local do planeta Terra ou do universo nas diversas “moradas da casa do Pai”, como ensinou Jesus.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei muito desse trabalho que fizemos porque ele ficou muito interessante. Além disso ele fala das cois boas do ser humano e também entre muitas coisas bonitas da nossa escola ele foi o escolhido.

Anônimo disse...

A EDUCAÇÃO É UMA COISA BOA DE SE FAZER COM AS PESSOAS.NÓS DAMOS FELICIDADE A ELAS E ELAS A NÓS.

Anônimo disse...

A paz é muito inportante para nós por causa da violência no planeta Terra.Pensando nisso é que fizemos
essa poesia.

Assinatura:Diego e Estevão

Anônimo disse...

Eu achei essa poesia bem real . Nós fizemos esse trabalho pensando nas violências no planeta.

Anônimo disse...

Eu adorei essa poesia eu e meus colegas também.Esse trabalho fala de coisas interesantes em todo o universo.Esse trabalho também fala da educação e união entre as pessoas,então afinal de contas eu adorei essa poesia e trabalho.A dona Maísa que ja foi a minha melhor professora do mundo e ate hoje.TIA MAÌSA EU TE AMO!

Anônimo disse...

Eu fis o desenho e a frase.

Eu troco bombas explosivas
por ventos de amor
e o meu nome é Miguel Richard Sousa Faria.

Maycon Teixera de Assis
eu tambem ajudei.

Anônimo disse...

Poesia é a arte da palavra que traduz emoções e pensamentos do ser humano. Quando um educador se propõe a trabalhar dessa forma ela torna o seu aluno um "deus", apto a despertar sentimentos e questionamentos em si e em outrem. Parabéns, professora Maísa, a cada dia demonstra o seu propósito para educ(A)rte!